terça-feira, 10 de abril de 2012

"Porque há mais mistérios entre a emoção e a razão do que jamais sonhou a mente dos filósofos."

A frase do título é do Augusto Cury e, como pode-se ver, faz muito sentido!
Até onde podemos compreender a razão e a emoção? Creio que não sou a única que tem uma constante briga interna com ambas...
Qual delas devemos ouvir? Qual seguir?
Sabemos que tudo na vida deve ser dosado, mas quando se trata de emoção é mais difícil de fazer tal coisa, pois a emoção se torna muito mais forte na maioria dos casos. A razão está lá, te mostrando que não deve ir, que deve ter os pés no chão...e, por alguns momentos seguimos o que ela diz, mas, do nada, entra a emoção em cena e te tira do rumo, tira seus pés do chão, te faz voar...tudo pra te mostrar que é bem melhor viver sem pensar nas consequências!
Até ai, tudo lindo, mas o grande problema é, como encarar todas as consequências? Até onde vale a pena?
Como decidir entre o cérebro e o coração? Séra que algum dia, alguém conseguirá responder tal questão?
A emoção é a vida em ebulição. É densa, quente, imprevisível e tocante. É o movimento, as tempestades e os raios de sol da existência. É genitora de risos e lágrimas, de iras e paixões.
A razão, já não gosta de aparecer. É discreta, silenciosa, comedida, desprovida de calor e ímpetos, como todo agente que calcula, pensa, se defende e se protege. Decerto, na maioria das vezes, um ser racional já foi escravo de suas emoções em algum tempo remoto. E ficou tão assustado com os espasmos delas, com sua força transformadora, que se rendeu ao sossego morno do pensamento lógico, objetivo, estruturado, para poder melhor decidir e, quem sabe, reduzir um pouco do sofrimento que a vida muitas vezes impõe.
Levando-se em conta que a razão não deve adentrar o território da emoção, levanta-se a dúvida: qual seria a situação ideal então? A resposta mais óbvia é : razão e emoção devem andar de mãos dadas, no mesmo nível, respeitando-se mutuamente e sabendo, cada uma, a sua hora de entrar em cena.
Não podem atuar de forma concomitante, é fato. Afinal, não é da natureza do coração pulsar no cérebro, assim como não é da natureza do cérebro planejar um coração. Não se ama com a cabeça, é verdade. Mas, por outro lado, é com ela que se decide por um amor em paz ou pela autopreservação.
Sem mais delongas...

Um comentário:

  1. Carol ^^''

    Gostei do teu texto e a maneira de expressar-se , suponhamos que eu já conheça esta história , contudo , não tenho respostas!

    Um pouco complicado decidir, a emoção geralmente fala mais alto , com exceção de pessoas mais frias que na maioria das vezes optão apenas pela razão . É bom lembrar que nem toda a razão é a melhor escolha , mas , não podemos basear-nos tão somente pela emoção. Jogo difícil. Eu parto do princípio que antes da escolha devemos pensar se machucaremos alguém , caso não , por que não arriscar?...depois desta conclusão pensamos em nós (eu pelo menos vejo assim), e surge outra questão: - Será que irei me machucar?...ficamos com medo , receio , tentando controlar a emoção e falhando a todo custo!! Droga!!

    ResponderExcluir