domingo, 18 de maio de 2014

De volta das Cinzas!



E aqui estou eu de volta! Depois de um longo e tenebroso inverno! Acho que, desta vez, para ficar...quem sabe?
Eis que começo a mexer no blog e me deparo com um rascunho nas postagens. Um rascunho que não me lembro ao certo o porque não foi postado. Um simples texto que escrevi a 3 anos atrás e que, acredito, que seja um bom momento para postá-lo:


Vamos então para mais um "debate mental": até onde a emoção deve ser obedecida? Até onde a razão deve ser seguida? É tão difícil entrar em um acordo diante de certas situações. A emoção e a razão adoram entrar em conflito só para nos confundir.
A emoção te faz pensar no prazer, levando em consideração somente o momento presente, enquanto a razão te manda pensar com cautela, ou seja, pensa mais no futuro, no amanhã.
Se seguir somente o coração, você vive o momento, mas quebra a cara depois. Se seguir a razão você não vive o que gostaria e não se machuca mas, em contrapartida, fica se remoendo por não ter feito.
A grande verdade é que toda razão já foi emoção um dia. E, justamente por isso, te mostra a cautela, o pensar e não somente o impulso. Mas seguir sempre a razão se tornaria uma coisa chata, monótona. É bom tirar os pés do chão de vez enquando...o grande problema é voar alto demais e despencar, cada vez, de uma altura maior
E ai eu pergunto, até onde é possível balancear razão com emoção, de modo que a melhor decisão seja tomada?

4 comentários:

  1. "Debate mental"?!! Tá ai um bom título para um texto. Gostei!!

    Razão é uma coisa complicada e emoção, a emoção mais ainda!! Sabe, Tómas de Aquino, grande filósofo, teólogo e padre do século XIII, discutia o conceito de que para se ter razão é preciso antes acreditar nesta razão, é preciso ter fé naquilo que se afirma, daí, eis a questão: é possível encontrar a razão sem antes ter emoção? o fato de acreditar em algo somente é fruto da razão?? aliás, como ela nasce? se bem que, compreendi perfeitamente o que você tentou expressar em seu texto, que por sinal, muito bem escrito. No fundo, não existe escapatória para nenhum dos dois lados, ambos estão casados, o homem é vitima e vilão do mesmo cenário.

    Não deixe de postar, adoreii!!

    ....margaridas na mão, vou armado até os dentes, pra roubar seu coração e colocar correntes ao meu....e vai choverrr!!!


    Grande beijo ^^"

    ResponderExcluir
  2. Pois é....as duas estão sempre interligadas. Ai é que mora a parte difícil rs

    Obrigada pelo comentário Fe!! <3

    Bjão

    ResponderExcluir
  3. Entendo que realmente a emoção pode te fazer quebrar a cara, mas razão demais tb prejudica rs
    Eu acho q é impossível saber a proporção correta de ambas, mas para decidir, normalmente utilizamos a intuição.
    O q importa mesmo é, independente de qual vc resolver seguir, nunca se arrepender do que fez, pois todas as experiências vividas são válidas.

    Bem legal a postagem :D
    Gostei tb!
    bjss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que lindo maninha linda *_*

      É verdade...tudo o que é demais, estraga. O certo é dosar tudo, por mais difícil que seja.

      Bjão

      Excluir